rabbit r1

Paulo Pilotti Duarte
3 min readJun 5, 2024

--

Photo by Gary Bendig on Unsplash

Não é de hoje que a promessa de uma inteligência artificial que seja capaz de nos ajudar apareça e resolva uma série de problemas que não temos. Mas é de hoje — ou melhor, de 2022 em diante — que os modelos de grandes (LLM, LAM e outros) estão ganhando tração e atenção no mundo todo. Começou com a OpenAI e o ChatGPT, veio a AI Pin da Humana e o rabbit r1 da rabibt inc. Nenhum dos dois entregou nada, mesmo prometendo muitas coisas, mas o Rabbit R1 tem todo um toque a mais.

Enquanto o broche da Humane é apenas um produto super-faturado que não faz nada direito, o Rabbit R1 é uma massaroca de coisas mal feitas e uma boa dose de golpes — ainda mais vindo de uma empresa que já esteve envolvida com NFT e jogos de “pay to win” (que usam NFT). A maioria das instruções são “hard coded” no dispositivo. Ou seja, a maioria das ações são pré-definidas de acordo com o software/ação que você pediu. No vídeo linkado abaixo o Cofeezilla chega a mostrar como as ações não funcionam quando os aplicativos mudam a interface gráfica — caso do Doordash, o iFood dos EUA, que mudou um pequeno menu hamburguer na sua interface e com isso quebrou a ação do rabbit r1.

Mais adiante vemos uma explicação mais detalhada de como tudo isso funciona, mas, sendo bem genérico, o que o rabbit r1 faz é uyma automação daqueles que a gente faz quando temos que realizar algum tipo de teste utilizando o Selenium IDE pra entrar com senhas, criar usuários, mandar e-mails entra outras coisas. Olhando de fora, não tem IA ou LAM nessa implementação, é apenas uma grande automação rodando nos servidored a rabbit inc. O que essa automação faz é reconhecer o que foi falado (“chame um uber para a santa casa”) e, baseado nos seus logins, ele faz esse pedido no aplicativo do Uber rodando remotamente e manda o resultado de volta pra você no rabbit r1. Não parece nada de outro (e não é) e nem algo muito inteligente (e não é mesmo). Você pode fazer isso utlizando os Atalhos/Shortcuts do seu iOS agora mesmo, inclusive.

Toda essa problemática acabou sendo uma faísca para o [Coffeezilla](https://www.youtube.com/@Coffeezilla) em dois vídeos:

Sim, piora muito com o passar da investigação, mas vale a pena ler porque se trata, exatamente, de um belo golpe de USD199.

Por baixo do design minimalista da teenage engineering se esconde um grande SCAM de IA (seria o primeiro?) que parece muito com o que já tivemos contato na febre do NFT. Ainda que o coisas como ChatGPT, Github Copilot e outros papagaiso estocásticos sejam utéis em contextos espeficicos, a IA ainda não tem nada de I, pelo contrário, o que eles realmente fazem é gerar texto que faz sentido (que são gramaticais, em contraparte a textos agramaticais) coisa que já era possível de fazer com Prolog em 2011.

O que vem depois do Gaslight da rabbit inc? Não sei, mas provavelmente essa é a nova bolha (depois de BTC, ETH e NFT).

Extra

Esta é a entrevista que, depois do lançamento e dos acontecimentos de agora, chega a ser vergonhosa.

Se quiser outras opiniões, o MKBHD fez um vídeo sobre o rabbit r1:

O LTT fez um vídeo tentantdo usar o rabbit r1 (tentando mesmo, porque parece impossível):

É só ladeira abaixo.

--

--

Paulo Pilotti Duarte
Paulo Pilotti Duarte

No responses yet